terça-feira, 28 de junho de 2016

Por que é tão difícil ser fiel?

Tenho visto muitos relacionamentos terminarem e a maioria pelo mesmo motivo: infidelidade.

Quando falo infidelidade tenho certeza que a primeira coisa que vem à sua cabeça é uma traição "consumada", um beijo ou uma noite. Na verdade, quero tratatr aqui de outra forma de infidelidade, daquela que acontece quase que silenciosa no dia a dia. 

Em primeiro lugar, quando falamos de fidelidade dentro de relacionamentos, temos que lembrar que a partir do momento em que decidimos assumir um compromisso, devemos muito mais fidelidade à nós mesmo do que ao outro. Qualquer comportamento que fuja do esperado, é considerado - pelo menos por mim - deturpado, desvio de caráter mesmo!

Me lembro quando, na faculdade, lemos "O pequeno tratado das grandes virtudes" de Comte Spoinville. Segundo o autor, ser fiel é lembrar-se ou, em outras palavras, não esquecer. À princípio achei um tanto estranha essa definição, mas com o tempo fui percebendo que de fato, ser fiel é lembrar-se: do seu compromisso, do seu sentimento, do outro.

Ser fiel é comportar-se da mesma forma quando se está sozinho e quando se está com o outro. Vejo muitos casais que longe do seu parceiro se comportam de uma forma e perto, torna-sem outra pessoa. Fidelidade é algo que praticamos muito mais à distância e sozinhos do que na presença do outro. E, por esse mesmo motivo é muito mais uma questão de postura do que de qualquer outra coisa. Isso significa que não quer dizer que você não vá achar alguém atraente ou seja lá o que for, mas significa que independente de qualquer coisa que você sinta, nunca vai dar espaço à isso, nunca vai dar a um outro a possibilidade de pensar que você tenha interesses. Isso é ser fiel, isso é ser de verdade!

Quando alguém não é fiel a você, está dizendo através de suas atitudes  que não te conhece o suficientemente bem para te amar por completo. E se isso acontecer, não perca seu tempo tentanto provar para o outro que vale a pena te amar, porque amor não é custo/benefício. 
E então, por que é tão dificil ser fiel?

Na verdade, ser fiel é fácil, até demais! Quando você verdadeiramente tem sentimentos por alguém, é seguramente nula a possibilidade de se interessar por outros ou por deixar um outro cogitar, que seja, essa possibilidade. Quando você ama, naturalmente é fiel, naturalmente é verdadeiro. E é aí que chegamos ao ponto: Difícil mesmo é amar de verdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário