sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Analfabetos Políticos


O termo politica nasce em berço grego e em sua essência refere-se às ações relativas a polis. Mais tarde, no mundo moderno, o termo passa a conceber também relação com poder e governo. Hoje, o cidadão brasileiro apático e desiludido com os processos políticos do país, tem convertido a palavra a sinônimo de corrupção, generalizando a condição politica do país.
Quando mais nova, não tinha o mínimo interesse de participar dos processos eletivos.  Tinha ojeriza a imaginar que elegeria alguém para roubar em meu nome. Ao fazer meu titulo, decidi que queria exercer o discurso democrático do país.

Domingo, dia sete de outubro, sairemos de nossas casas e iremos a voto mais uma vez. Depois de ouvir, ver e engolir tantas propagandas politicas, ainda tem gente que nem se preocupou em conhecer os candidatos, e justifica a atitude dizendo que odeia politica.
Primeiramente, a politica em si, não é ruim. Ruins são as escolhas irresponsáveis que temos feito nos últimos anos.

Votar é escolher um representante, é eleger um reflexo dos seus valores no poder. Isso deveria ser algo muito bem feito, mas ocorre que muitos sequer sabem quem são os candidatos que estão a disposição ou mesmo que saibam não se preocupam em fazer uma boa escolha, acreditando que a corrupção é tão geral, que tanto faz.

Na primeira vez em que votei, fique impressionada com a visão que muitos têm. Todos criticam a política, mas nada fazem para mudar o cenário político nacional. E ainda mais absurdo do que isso, muitos são os que por não querer “perder voto” o dão para aqueles candidatos apontados pelas pesquisas – que muito provavelmente não são neutras e externas a interesses individuais.

Tomar esse tipo de atitude é perder a chance de fazer uma escolha justa, é acreditar que o outro pode escolher alguém para representar você. Sinceramente eu não confio na escolha do outro, prefiro decidir por mim.

Chega a ser cômico estarmos em uma situação em que muitos criticam políticos corruptos, mas também são cidadãos corruptos, ou tornam-se a partir do momento que se vendem, olham interesses próprios, tem visão partidária ou não exercem sua cidadania com responsabilidade. Esses inevitavelmente tornam-se cúmplices da corrupção e da putaria, que tanto criticam que a politica tem se tornado.

Reforço que todos devemos tentar entender quem são, quais são os projetos e o que pretendem fazer os candidatos a vereador e prefeito de nossa cidade. Caso contrario, acabamos como marionetes nas mãos daqueles que melhor manipulam.

Acredito piamente que só quando todos atentarmos, engajarmos e a aceitarmos a politica como parte formadora e constituinte de nosso próprio ser, teremos condições e responsabilidade suficiente para colocar alguém no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário